Recondução

Bachettini Júnior assume comando da UCPel por mais quatro anos

Reitor recebeu Diário Popular, na véspera da posse, e falou sobre o foco direcionado principalmente à área da saúde, vocação histórica da instituição

Jô Folha -

Ao ser reconduzido ao cargo de reitor da Universidade Católica de Pelotas nesta terça-feira (14), às 17h, José Carlos Bachettini Júnior prepara-se para entrar para história da UCPel. Ao fechar a nova gestão, em 2025, o médico terá se transformado no reitor mais longevo da instituição, com 14 anos no comando. Na segunda (13) pela manhã, ele conversou com o Diário Popular sobre os desafios e os projetos que estão por vir. Após a perda de alunos e uma inadimplência que chegou a atingir os 40%, durante a pandemia, o pelotense de 57 anos - reconhecido pela recuperação financeira tanto da UCPel como do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) - estabelece metas para seguir em frente.

"Para manter o legado de Dom Antônio [Zattera], a tarefa da turma de hoje é transformar a nossa Escola Médica na melhor do Rio Grande do Sul", destaca. E fala com orgulho no fato de a Universidade Católica já ter alcançado o título de maior Escola Médica do Estado, com oferta anual de 180 vagas. Em 2022, já serão mil acadêmicos de Medicina.

E com a determinação de apostar cada vez mais forte na sua vocação original - desde os tempos da fundação em 1960 - e investir na área da Saúde, Bachettini destacou duas ações que estão por vir: construção de novas estruturas e convênios acadêmicos com outros hospitais para que os estudantes de Medicina tenham vivência em 100% das situações, inclusive, em áreas em que o HUSFP não é referência pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Foco na área da Saúde

Dos dez cursos presenciais da UCPel, seis são vinculados à saúde: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Fisioterapia e Farmácia. Recebem, portanto, "todo o esforço qualitativo, não só na estrutura quanto no corpo docente", explica o reitor. Outros dois prédios devem sair do papel ao longo da nova gestão, no Campus da Saúde: um para Morfologia e outro para ampliação dos ambulatórios de Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Otorrino e Oftalmologia. "Sempre focados no princípio do 'ensinar aprendendo'".

Confira alguns números da estrutura:
* Da Escola Médica:
- 180 vagas para alunos por ano
- 195 professores
- 59 consultórios médicos
- 21 laboratórios

* Todos os cursos da Saúde também atuam em:
- 6 Unidades Básicas gerenciadas pela UCPel: Areal 1, Caic Pestano, Nossa Senhora de Fátima, Py Crespo, União de Bairros e Sanga Funda.
- Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP)

Alvo voltado também à extensão

A intenção é fortalecer e ampliar ainda mais o contato direto com a comunidade. Nestes dois anos de pandemia, o total de projetos de extensão mais do que dobrou. Chegou a 44 iniciativas e cerca de 1,3 mil alunos candidatos às bolsas e também ao voluntariado. "E a beleza está no fato de que, muitas vezes, são pequenos projetos com uma repercussão enorme para quem recebe", enfatiza Bachettini.

E entre os inúmeros exemplos, destaque aos resultados do trabalho de higiene bucal desenvolvido com pacientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Covid, que reduziu o tempo de internação, além de complicações como pneumonia. Ao receberem alta, todos os pacientes foram mapeados e encaminhados para clínica odontológica, para que pudessem dar seguimento aos procedimentos. "São pequenas ações, mas que podem mudar a vida das pessoas", reforça o reitor.

Balanço dos primeiros dez anos

"O maior legado deste período, sendo dois anos de pandemia, são as portas abertas para a sociedade e para nossa região. Em momento algum a universidade parou de operar, em nenhuma das suas ações, sempre respeitando a biossegurança. Não foram tempos fáceis, mas nós tivemos um grande aprendizado nesta trajetória", reitera.

Bachettini também refuta o que chama de preconceito com a tecnologia. "Temos que superar esta visão de que tudo que é mediado por tecnologia não é bom. É modinha ou até mesmo algumas vigarices", afirma. "A tecnologia inteligente e bem aplicada veio para ficar e não tem como voltar atrás. Um exemplo disso é a Telemedicina, que saiu de um rechaço. E, sem a Telemedicina, que tem técnica e ética, não teríamos ajudado milhões de brasileiros".

Ligação de uma vida com a UCPel

Ao ser questionado sobre sua conexão com a Universidade Católica, José Carlos Bachettini Júnior descontrai: "Sou o funcionário mais antigo". É como fazer uma volta ao passado, à década de 1960, quando a mãe Sirlei era estudante de História Natural e o levava para sala de aula para não precisar abandonar o curso.

E aquele bebê, anos mais tarde, virou acadêmico de Medicina, envolveu-se na reestruturação das UTIs de Pelotas e virou diretor do HUSFP. Ocupou cargo de vice-reitor, ao lado de Alencar Mello Proença. Até virar reitor, em janeiro de 2012. "Vinha com a minha mãe no carrinho de bebê. Sou egresso daqui. Minha esposa e meus filhos também são formados na Católica. É uma vida inteira conectada a esta instituição".

Dois pró-reitores também tomam posse:

- Magda Westermann: assume a Pró-Reitoria Administrativa. Ela deixará a gerência de Recursos Humanos da Associação Pelotense de Assistência e Cultura (Apac) para se dedicar ao novo desafio.

- Ezequiel Megiato: passa a responder pela Pró-Reitoria Acadêmica. Doutor em Economia, ingressou na UCPel em 2012, com passagens por setores administrativos, docência e coordenação de cursos Lato Sensu. Atualmente, o professor gerencia o Escritório de Desenvolvimento Regional, ações extensionistas e o Núcleo de Inovação.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ômicron representa risco global Anterior

Ômicron representa risco global "muito alto", diz OMS

Próximo

"Trailer da Vacina" vai ampliar imunização em Pelotas

Deixe seu comentário